sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Espionagem industrial? Medidas de segurança? Invasão de privacidade?

A Brasil Telecom iniciou o bloqueio de trafego P2P e de links internacionais.
Tem alguns dias que usuários da BrT perceberam que seus programas e links não funcionam mais corretamente. Eles estão capando nossa ADSL. Quebrando contrato mais uma vez.

Recentemente eles adquiriram um software capaz de realizar espionagem. Isso mesmo, espionagem na rede. O software se chama NarusInsight Discover Suite (
http://www.narus.com/products/discover.html). No próprio site da Narus vocês podem ver que a Brasil Telecom é cliente deles (http://www.narus.com/customers/index.html). Este software tem poderes absurdos. Ele é capaz de remontar sua conversa no skype, seus e-mails, os site em que você foi, enfim, tudo o que você envia e recebe. Imagine você conversando com alguém no Skype e eles ouvindo tudo, como se fosse uma simples extensão! Abrindo seus e-mails e lendo tudo o que você escreveu. Isso é a maior invasão de privacidade da internet brasileira. Eles alegam que o software é usado única e exclusivamente para controle de VoIP. Será? E quem garante isso? Ninguém. O próprio presidente da Narus, em recente entrevista, reconhece que não tem como saber para que as empresas estão usando o programa, e se o fazem de maneira correta.

Usuários da BrT que usam programas P2P podem perceber este problema facilmente. Há alguns dias atrás, programas como emule, não funcionavam por nada, a conexão com os servidores caia a cada 5 minutos, os downs e ups não aconteciam... Depois de muita reclamação e ameaças eles resolveram mudar. Agora a conexão não é mais cortada, os ups funcionam perfeitamente, porem os downloads... esses não funcionam, não passam de 5, 10 kbps. Engraçado que eles alegam problemas externos, backbones e etc. Agora, como poderia o backbone funcionar corretamente para upload e para download não? Como poderia funcionar corretamente para baixar paginas de fora, mas arquivos não?

Não se pode permitir que uma empresa use um software dessa magnitude. Isso é imoral, e inconstitucional. Hoje, dia 17/08/06, nos estados unidos, uma juíza federal condenou o governo Bush por fazer algo semelhante. Depois dos atentados de 11/09, eles passaram a monitorar conversas telefônicas, e-mails e tudo mais, sem pedir autorização judicial. Não podemos permitir que a Brasil Telecom faça o mesmo aqui no Brasil. Nossa constituição nos protege contra invasão de privacidade, e temos que fazê-la entender isso.

Alem de todo problema com privacidade, ela está quebrando o contrato com os seus clientes (mais uma vez).

Veja a clausula 2.3.1 do contrato:

2.3.1. As PARTES acordam que qualquer alteração de natureza técnica que ocasione aumento de custo para o CLIENTE ou que venha interferir negativamente no (s) serviço (s) contratado(s) deverá ser prévia e expressamente acordada entre as PARTES.


Para mais noticias sobre o problema, acesse os links abaixo:

  • A mais poderosa ferramenta de espionagem virtual
  • Fórum para discussão sobre o assunto para quem tem ADSL BrT e está se sentindo lesado: Adrenaline
  • Fonte: Filewarez

  • Vi no OMEdI