segunda-feira, 22 de outubro de 2007

7 razões para se criar (e manter) um blog

Navegando por mares nunca dantes vistos... encontrei - não pergunte-me, não lembro, e não adianta insistir - o Zona Cerebral. Um blog para "ganar dinero en la internet" com alguns artigos muito bons. Apesar de ser escrito em espanhol e minha quase ignorância no idioma, consegui acompanhar algumas postagens e me deparei com uma bem interessante sobre sete motivos para se ter (e manter) um blog na internet:

  • Paixão pela escrita: É no mínimo redundante dizer isso, pois vejo blogueiros como amantes da escrita em geral, cada um com suas tendências e preferências de pauta, mas todo blogueiro gosta de escrever.

  • Compartilhar conhecimentos: Acredito também que blogar sem trocar informações e conhecimento é impossível. É sempre bacana aprender coisas novas, ensinar o que se sabe, você acaba sempre conhecendo um punhado de gente bacana na blogosfera.

  • Ganhar dinheiro na internet: O famoso problogging. O grande problema é que é trabalhoso manter blogs e atrair visitantes que gerem receita. Você precisa escrever bem e escrever sempre.

  • Promover produtos/serviços: Posts patrocinados, portifolios ou até mesmo um blog sobre um produto específico. Ainda que EU não ache interessante um blog inteiro sobre... hmm... chocolates, talvez...

  • Republicar informações: Pode até ser legal manter um blog sobre tudo de útil que acontece na web, mas acho difícil conseguir notoriedade entre tantos do gênero na rede. A não ser que você seja muito bom!

  • Diário pessoal: Até hoje existem pessoas que acham que a palavra blog refere-se única e exclusivamente à diários online de adolescentes desprovidos de coisa melhor pra fazer. Leio muitos blogs pessoais que passam lonje da temática de 'diário'. O blogueiro faz o blog (Hã!? :S)

  • Compartilhar arquivos: Quem aí não conhece um tal de Musikaki? Existem vários blogs que distribuem os mais diversos tipos de conteúdos para os mais diversos gostos por aí. ;D


Se você acha que existe outra razão que mereça figurar na lista, reclame com o pessoal do Zona Cerebral, porque eu só usei os tópicos e dei a minha opinião sobre cada um dos motivos para se blogar. ;D

Abraços!