quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Onde estão as moedinhas?

Quem trabalha com comércio sabe: a falta de moedas (miúdos como são chamadas) pode gerar muitas dores de cabeça.

Falta de troco, clientes insatisfeitos, taxas de retorno de clientes caindo. É comum ver casos onde o caixa não tem troco em moedas para dar ao cliente, e o mesmo ficar com raiva. (Um cliente à menos)

Mas entenda que pessoas se comunicam, logo se alguém fala mal do seu estabelecimento, um círculo social é criado, onde o único objetivo é falar mal do seu negócio.

Mas de quem é a culpa pela falta de moedas no mercado? Dos bancos? Do governo? Errado. A culpa é única e exclusivamente nossa. Nós e nossas manias de guardar moedas em "porquinhos", caixinhas tampadas, vidros, e tantos outros recipientes que usamos para "entesourar" as moedinhas.

Guardar moedas é sempre bom, ter umas moedinhas para gastar na padaria, ou então comprar um refrigerante do almoço de domingo. O problema é quando "poupar" se torna uma dor de cabeça aos comerciantes (À essas horas sedentos por qualquer moeda).

O Banco Central afirma em sua campanha publicitária:

"Todos os dias uma enorme quantidade de moedas sai de circulação porque as pessoas acham que elas não têm valor e acabam guardando ou esquecendo em bolsos e gavetas. Isso causa muitos problemas. Um deles você conhece de perto: a falta de troco.

Existem 12 bilhões de moedas metálicas de Real. Dessas, menos de 50% estão em circulação. Onde estão as outras? Estão esquecidas em gavetas, bolsos, potes, etc. Cada moeda que você deixa de usar vira um prejuízo para a economia do Brasil e para você, que acaba desperdiçando seu dinheiro.

Dê o exemplo, coloque suas moedas para circular!"


Existe um site com a campanha Nosso Dinheiro, pelo Banco Central do Brasil, onde você pode conferir várias informações além de assistir aos comerciais que foram veiculados na mídia televisiva. Nesse link você encontra também outras informações, em uma matéria um pouco antiga (Março deste ano) sobre o assunto.

Eu mesmo admito, não gosto de moedas. Mas sempre deixo com a quase-esposa, ela guarda várias, e gastamos nos lanches da semana hehe.

E você? O que faz com as suas moedinhas?

Abraços.