segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Um ateu educado.


Educado e gentil. Sim, ser ateu e saber respeitar as religiões, ainda que não acreditando em nada ou quase nada do que dizem é um desafio.

Por vezes ouvia meus familiares, colegas de trabalho e alguns colegas se despedirem de mim dizendo: "Vai com Deus" ou "Durma com Deus", entre tantas outras expressões. Que apesar de eu discordar de seu uso, nada respondia, sendo um típico ateu 'rebelado' e tão estúpido quanto os fanáticos religiosos. Pólos opostos de uma mesma ignorância, como eu costumo chamar hoje aqueles que são igual a mim ontem.

Há quem diga que o ateísmo é um estado de espírito, algo momentâneo, momento de raiva com Deus/deuses.

Eu digo, para essas pessoas, que elas estão enganadas. O ceticismo leva ao ateísmo, e o segundo pode levar ao primeiro (sendo mais raro de acontecer). Àquele que muito duvida, só resta duvidar de que exista um 'criador'.

O que acontece hoje em dia com os ateus teen (acredite: em algumas tribos urbanas, é moda ser ateu, ou mesmo declarar-se ateu), que buscam se auto-afirmar por meio de rebeldia, preocupando-se apenas em escrever 'deus' em minúsculo é que perdeu-se o encanto do ateísmo cético. A procura por algo em que acreditar. Não que eu esteja desmerecendo nenhuma religião ou crença, lonje de mim.

Mas hão de convir que o interessante da vida são as divergências, o estudo, as descobertas, formularção de teorias e uma infinidade de citações que eu poderia fazer agora.

À vocês, hipócritas adolescentes, que mal sabem que o correto é escrever Deus em maiúsculo, mesmo não acreditando em sua existência e que deus em minúsculo também não está errado, desde que saiba em qual ocasião usar cada um, um lindo Troféu Joinha de ignorância. Vão estudar mais e usar menos drogas.

Aos fanáticos: parem de perseguir ateus, nós somos tão ignorantes quanto vocês.

À mim: boa noite.

Abraços e perdão pelo desabafo e pelo post fora dos padrões deste blog.